SINDSERM identifica irregularidades e setor de radiologia da UPA Renascença é interditado

Diretoras(es) do Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(es) Municipais de Teresina (SINDSERM) estiveram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Renascença, zona sudeste de Teresina, onde verificaram diversas irregularidades na estrutura física do setor de radiologia da unidade. A fiscalização do Sindicato ocorreu na manhã desta sexta-feira (05) e, devido às irregularidades, o serviço encontra-se interditado. Foram verificadas infiltrações e problemas no revestimento de gesso do corredor de acesso para onde são feitas as radiografias, além de inadequações técnicas que oferecem riscos de exposição excessiva à radiação.

Um dos principais problemas é a falta de revestimento adequado em uma parede da sala de radiologia, chamada tecnicamente de biombo fixo. Para que os profissionais e pacientes estejam protegidos da radiação, é necessário manter um biombo fixo revestido com um material de proteção específico, chamado barita. Recentemente houve uma troca no aparelho de impressão das radiografias por um que emite mais radiação e oferece mais qualidade de imagem, porém a troca não foi acompanhada pela adequação do biombo que, atualmente, é feito apenas de gesso e sem a aplicação da barita. O comprometimento da estrutura do setor oferece risco aos profissionais e aos pacientes expostos à radiação sem a devida proteção.

Acompanhadas(os) de representantes da assessoria jurídica, a direção do SINDSERM encontrou resistência da administração da unidade para entrar e verificar a situação denunciada. A interdição seguirá até que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realize os procedimentos necessários à adequação do setor. Segundo informações repassadas pela administração da UPA do Renascença, os pacientes que precisarem do serviço de radiologia serão encaminhados para outras unidades ou para o Hospital do bairro Dirceu.