Cartilha do setorial de saúde do trabalhador da CSP-Conlutas

Este material pretende informar dirigentes, militantes, cipeiros e delegados sindicais sobre a importância de debater e relacionar às pautas nacionais das categorias ao tema saúde do trabalhador.

Desde a fundação da CSP-Conlutas, o Setorial de Saúde do Trabalhador tem realizado encontros, seminários, assembleias e atos, com o intuito de organizar a resistência para combater os acidentes, as doenças e as mortes nos locais de trabalho.

A reestruturação produtiva, as crises econômica e política, os projetos que retiram direitos trabalhistas, assim como o aumento da exploração e da opressão aprofundaram a precariedade nas relações de trabalho. Em seu cotidiano, o (a) trabalhador (a) amarga as consequências desse modelo que impõe salários rebaixados, aumento das jornadas laborais, pressões para o cumprimento de metas e assédio moral e sexual, o que pode levar ao adoecimento físico e psíquico e até a morte.

Vamos ampliar a discussão sobre a organização de base, assim como o papel das Cipas, das comissões de fábrica, dos delegados sindicais e dos coletivos de saúde, para que organizem e integrem ações em defesa da saúde e da segurança no local de trabalho. Vamos lutar em defesa da vida dos trabalhadores!

Link da cartilha: https://drive.google.com/file/d/0B2RIgU75whdRaFA4UmpNc2JfUm8/view?usp=sharing

Fonte: CSP-Conlutas