Descrédito popular: metade dos eleitores rejeita Temer, Congresso, PT e PSDB, diz pesquisa

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17) pelo instituto DataPoder360 demonstra o desalento dos brasileiros diante da crise política e dos escândalos de corrupção.

Pelo menos metade dos eleitores afirma rejeitar tanto o presidente da República, Michel Temer (PMDB), quanto a composição e o trabalho do Poder

Legislativo e dos maiores partidos do país. Os índices variam de acordo com as perguntas, mas a rejeição às instituições e aos entes políticos fica entre 49% e 77%.

De acordo com a sondagem, 75% dos eleitores acham o governo Temer ruim ou péssimo; 5% veem a gestão como positiva. Quando a mesma pesquisa foi feita em julho, 76% rejeitavam Temer e 7% o avaliava positivamente.

O Congresso tem rejeição de 66% – sendo 35% de péssimo e 31% de ruim -, e, para 77% dos entrevistados, os deputados erraram arquivar a denúncia de corrupção a Temer. A avaliação positiva do Legislativo caiu de 11%, em julho, para 4%, em agosto.

Quando questionados sobre partidos políticos, 49% dos eleitores repeliram o PT e, 54%, o PSDB.

A pesquisa foi realizada por telefone, com ligações para aparelhos fixos e celulares, de 12 a 14 de agosto. Foram feitas 2.088
entrevistas em 197 cidades. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

Fonte: O Valor/ Site: CSP-Conlutas