SINDSERM participa de reunião sobre campanha contra a corrupção eleitoral

O Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM) esteve presente nesta sexta-feira (06) em reunião à convite do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para tratar de um plano de atuação conjunta de combate à corrupção eleitoral nas próximas eleições. Diversos órgãos de controle, entidades sindicais e associações participaram do encontro que foi o pontapé de uma série de ações que terão intuito de fiscalizar e evitar a compra e venda de votos, uso indevido de recursos públicos e outros crimes eleitorais.

Compareceram também representantes do TCE-PI, do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Federal (MPF), Controladoria Geral da União (CGU), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça, Sindicato dos Urbanitários, Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) e outras organizações de trabalhadoras(es).

O planejamento se dará em torno de uma campanha a ser lançada oficialmente no dia 9 de dezembro, Dia Nacional Contra a Corrupção. As instituições deverão promover campanhas de mobilização, palestras outras ações que tratem o tema junto à sociedade.

“Deverão ser debatidas causas, efeitos e como esses processos de corrupção vão de pequenos atos cotidianos até os grandes crimes, e por isso o combate deve ser constante”, explicou Daniele Brito, diretora de Assuntos Jurídicos do SINDSERM que esteve representando a entidade no encontro.