Apresentação de Teses marcam primeiro dia de 3º Congresso Nacional da CSP-Conlutas

A delegação do Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM), eleita em Assembleia Geral, está representando a categoria desde as primeiras horas do 3º Congresso Nacional da CSP-Conlutas que está ocorrendo na cidade de Sumaré-SP até o próximo domingo (15). Nos debates de abertura do evento, nesta quinta-feira, foram apresentadas as propostas de teses de dezenas de grupos, movimentos sociais, movimentos populares e partidos políticos que formam a Central e também começaram as análises sobre a conjuntura nacional.

Questões como a análise do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Roussef (PT), as intenções de grupos conservadores e representantes dos setores ideológicos de direita no país, o papel da CSP-Conlutas nas lutas políticas e a avaliação da atuação da classe trabalhadora nos últimos anos, foram levantados ao longo do dia. Com a proposta de balanço de 11 anos da existência deste instrumento de luta da classe trabalhadora no país, a organização incluiu na programação um painel sobre os 100 anos da Revolução Russa.

A delegação internacional fez sua intervenção na abertura deste segundo dia, com repasses sobre a situação política de alguns países e relatando perseguições sofridas por lutadoras(es) na América Latina, além de posicionar o apoio a todas(os) que estão protagonizando os últimos acontecimentos na Catalunha, na Espanha.

Na manhã desta sexta-feira (13), acontecerão os grupos de trabalho e à tarde a programação segue com os debates em plenário, após as propostas encaminhadas pelos grupos, além dos painéis temáticos.

Representando os mais de 22 mil servidoras(es) municipais de Teresina, a delegação do SINDSERM tem papel fundamental na construção deste Congresso Nacional e levará para sua base os principais pontos que devem nortear as lutas da classe trabalhadora no Brasil e também a nível internacional.