Servidoras(es) municipais aprovam Greve Geral para dia 19 de fevereiro

Em Assembleia Geral do Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM), realizada na manhã desta quinta-feira (08), as(os) servidoras(es) aprovaram uma Greve Geral em 19 de fevereiro. A categoria vai participar da agenda de lutas nacional marcada para esta data contra a Reforma da Previdência, com possibilidade da greve municipal continuar por tempo indeterminado, o que será analisado em nova assembleia na mesma data.

A categoria discutiu a pauta de informes, campanha salarial e reajuste de 2017 e 2018, IPMT, balanço de ações judiciais e assuntos setoriais. A Assessoria Jurídica informou sobre o andamento de alguns processos e repassou que, de fevereiro a dezembro do ano passado, foram realizados 390 atendimentos individuais presenciais na sede do SINDSERM, 50 defesas escritas, 195 processos judiciais e 79 processos administrativos em tramitação.

Ainda sobre a pasta jurídica, o SINDSERM vai realizar o Seminário Jurídico Direito de Classe, em 24 de fevereiro, durante todo o dia, com o local ainda a confirmar. Já tem data marcada a primeira reunião do jurídico com a base para 22 de março no setor de saúde.

Sobre algumas metas para o ano, o Sindicato vai construir, e convoca toda a categoria, a mobilização para uma forte Greve Geral no dia 19 e para que as lutas continuem, contando com o apoio do Conselho de Representantes de Base em cada local de trabalho.

Em breve, novas provocações devem ser apresentadas ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), em relação aos bancos que continuam ocasionando problemas aos(as) trabalhadores(as) do município e desrespeitando o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado no ano passado sobre cobranças indevidas em empréstimos e cartões de crédito.

Outro caso é em relação aos níveis funcionais. Para cada situação de progressão ou promoção, existe uma série de documentos para dar entrada no pedido. É possível conferir este informe clicando aqui.

Atualmente, o SINDSERM já tem 224 representantes de base eleitas(os) e a próxima reunião do Conselho está marcada para dia 24 de março. Dentro do planejamento, aprovado em 20 de janeiro, o projeto cultural LaborArthe terá a primeira edição do ano no dia 2 de março, com a realização do Cine Debate no dia 5.

Ainda dentro das programações, a Semana da Mulher Trabalhadora será organizada a partir da reunião convocada para o dia 23 de fevereiro, às 9h, na sede do SINDSERM. O encontro é aberto para todas as representantes e servidoras da base.

Dentre encaminhamentos propostos, o professor Sérgio, da Escola Municipal Perpétuo Socorro, eleito em Assembleia Geral para o Conselho de Administração do Instituto de Assistência e Previdência do Município de Teresina (IPMT), desistiu do cargo devido a não poder comparecer ao Instituto diariamente. Ele relatou que é preciso uma vigilância diária ao local, pois ele nunca recebeu convocações para as reuniões e sempre que foi ao IPMT, seguindo o calendário divulgado no site oficial do órgão, as reuniões eram desmarcadas e não ocorriam.

Sobre as denúncias contra o prefeito Firmino Filho (PSDB), processo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), os desvios de recursos, o processo contra o Secretário Municipal de Educação – Kleber Montezuma, e outros diversos crimes, o SINDSERM deve preparar outdoors como divulgação para toda a sociedade.