Servidoras(es) discutem pautas específicas e SINDSERM continua mobilização para Assembleia Geral de 11 de abril e construção da greve

Desde o dia 26 de março e entre os dias 03 e 05 de abril, o Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM) está realizando as assembleias setoriais deliberadas pela categoria em Assembleia Geral e divulgadas nos meios de comunicação (edital em jornal e nota na TV) e nas mídias da entidade. O objetivo é discutir as demandas específicas de servidoras(es) de cada secretaria, bem como aproximar a base das pautas que serão tratadas na Assembleia Geral do dia 11 de abril, Dia da Infâmia Municipal. Em torno disso, a principal tarefa é a construção da greve do serviço público municipal.

A primeira setorial ocorreu no dia 26 de março com agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (STRANS). Servidoras(es) administrativas(os) da educação e administração direta reuniram-se no dia 3 de abril. Dentre os principais pontos debatidos, foram a questão do atraso nas mudanças de níveis funcionais do setor e os problemas relacionados às condições de trabalho e assédio moral que sofrem as(os) trabalhadoras(es).

O setor jurídico do Sindicato atualizou a situação dos processos de níveis e esclareceu que a informação sobre pagamento do precatório com data para julho é falsa, pois a ação depende da inclusão dos valores na dívida ativa do município, caso que a Assessoria Jurídica está acompanhando diariamente.

Um mapeamento de todo o setor deverá ser feito pelo SINDSERM e representantes da base assumiram o compromisso de auxiliar nas mobilizações e na construção da Assembleia Geral de 11 de abril. Uma reunião foi marcada para o dia 13, a partir das 15, no SINDSERM para tratar das especificidades do setor.

Quanto ao setor vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), as(os) servidoras(es) relataram as dificuldades na prestação do serviço e tiraram dúvidas sobre os direitos da categoria, especialmente no que tange à mobilização, sindicalização e adesão aos movimentos de luta como paralisações e greves. A representação da Assessoria Jurídica reafirmou que o Sindicato oferece todo apoio necessário a todas(os) que lutam e organizam-se em torno da entidade.

Os membros da direção, presentes e coordenando a assembleia setorial, repassaram os informes sobre as ações da gestão à frente da entidade e a agenda de lutas do período, convocando a categoria a somarem forças no combate ao assédio e à precarização do serviço público municipal.

O SINDSERM continuará com as visitas sistemáticas aos locais de trabalho e manterá contato com o setor para realização de reuniões e atendimento das demandas necessárias. O calendário de assembleias setoriais deve encerrar nesta quinta-feira (05) com o setor da saúde.