Conselho de Representantes de Base aprova Assembleia Geral e início da greve para 10 de maio

Uma reunião extraordinária do Conselho de Representantes de Base ocorreu no sábado (21) com o objetivo de discutir a agenda de lutas e o adiamento da Assembleia Geral e início da greve no serviço público municipal. A demanda surgiu devido a data do dia 30 de abril ser anterior ao 1º de maio, comprometendo a participação das(os) servidoras(es) com o prolongamento do feriado. A instância aprovou, por unanimidade, a data de 10 de maio.

Durante a reunião, o Conselho fez o planejamento do ato em frente à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) marcado para a próxima quinta-feira, dia 26. A Direção dará início à concentração a partir das 6h30 para mobilizar profissionais da zona rural que se deslocam no transporte escolar para os locais de trabalho. Às 8h o ato terá início e o objetivo é alertar sobre as ilegalidades, perseguições e ataques contra os direitos das(os) trabalhadoras(es) da educação. Um boletim específico será distribuído e dezenas de mães de alunas(os) dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que estão sofrendo com o processo de retirada de auxiliares das turmas de maternal, confirmaram participação no ato.

Uma camiseta será confeccionada chamando atenção para a campanha salarial 2018, que também inclui 2017. Foi lembrada a importância de divulgação de diversos pontos de pauta da campanha que envolvem, além da questão do reajuste, a luta pelas mudanças de nível, titulação, condições de trabalho, pautas específicas de cada setor e as perseguições contra servidoras(es).

O Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM) também dará início à campanha de filiações com o mote “Um mais um é sempre mais que dois”, trecho da canção “Sal da Terra” de autoria dos músicos Beto Guedes e Ronaldo Bastos. A ideia é aumentar a inserção de filiadas(os) na categoria e consequentemente reforçar as lutas com o Sindicato cada vez mais próximo da base.

O Conselho de Representantes de Base é uma instância deliberativa acima da Direção do SINDSERM. Assim, a decisão de adiamento da Assembleia Geral para dia 10 será referendada. Até lá, as mobilizações continuam e o compromisso encaminhado da reunião foi de convocar a categoria e dar continuidade nas ações de divulgação, reuniões nos locais de trabalho e atividades da entidade.