Servidoras da assistência social exigem manutenção da insalubridade

Uma comissão de servidoras assistentes sociais em atuação no município, estiveram reunidas nesta quinta-feira (07) com representantes da Direção e Assessoria Jurídica do SINDSERM, e com a presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Piauí (SINDASPI). O encontro tratou sobre o anúncio da retirada de insalubridade de assistentes sociais da área da saúde e a comissão, através do SINDSERM, solicitará uma reunião com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) para tratar do assunto e, caso não seja recebida, novas ações serão definidas. A questão será debatida na Assembleia Geral de servidoras(es) municipais no dia 14 de junho, a partir das 8h, no Teatro de Arena.

Outros setores da categoria, que também devem ser afetados por mais esse ataque, serão mobilizados. A previsão é de que a reunião ocorra na próxima semana e ainda antes da Assembleia Geral. O SINDSERM alertou sobre o estado de greve determinado após Greve Geral no Serviço Público Municipal, onde a exigência é de que as reivindicações da categoria sejam atendidas, haja negociação da pauta de reivindicações e, caso contrário, uma nova greve pode ser decretada a qualquer momento.

As profissionais de serviço social destacaram que há, por parte das gestões, um desconhecimento da natureza do trabalho, dificuldades no entendimento das especificidades da função, bem como relataram os prejuízos de atuação que ocorrerão com a retirada da insalubridade. O ataque a esse e tantos outros direitos não serão tolerados e a categoria continuará mobilizada exigindo respeito da gestão municipal, cobrando valorização das(os) profissionais e melhorias nas condições de trabalho.

Nesse processo, o SINDSERM e, nacionalmente a CSP-Conlutas, orientam para a urgência na criação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) para auxiliarem na fiscalização e intervirem com trabalho focado na atenção e manutenção da saúde das(os) trabalhadoras(es).