Coletivo de Gênero e Classe debate a organização e formação de setoriais de combate às opressões

O Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM) organiza as atividades de combate às opressões em torno do Coletivo de Gênero e Classe. O intuito é reunir a categoria, movimentos sociais inseridas(os) dentre servidoras(es) e lutadoras(es) na defesa de direitos e da emancipação de trabalhadoras(es) que sentem as opressões de classe e o reforço da exploração dentro do sistema capitalista que se vale das questões próprias de mulheres, negras e negros e das LGBTQIs.

Na reunião ocorrida nesta quarta-feira (15), o coletivo definiu o calendário das próximas reuniões que acontecem mensalmente e definiu encaminhamentos para três setoriais. Dentre os encaminhamentos, o SINDSERM já declarou apoio à realização da Parada da Diversidade 2018 através de contribuição financeira e organização do trio que levará as bandeiras de luta em nome do Coletivo durante o evento no dia 2 de setembro. Camisetas temáticas serão confeccionadas para a data.

A direção do Sindicato apresentou a proposta de uma pesquisa de identidade de gênero a ser aplicada na categoria com o objetivo de identificação dos perfis. A previsão é apresentar os resultados do levantamento no V Conserm que será realizado nos dias 26, 27 e 28 de outubro.

Nas reuniões será utilizada uma metodologia de sensibilização para os sinais de violência contra as mulheres através de um folheto a ser elaborado pelo setor de comunicação. Será produzido também um informativo abordando os temas de combate ao feminicídio, aborto e cultura negra. Além disso, serão agendados debates sobre as temáticas de mulheres para os locais de trabalho.

As próximas reuniões ficaram assim agendadas: dia 27 de agosto, às 17h (setorial LGBT), 30 de agosto, às 17h (mulheres) e 5 de setembro, às 18h (Negras e Negros). A reunião geral do Coletivo está marcada para 13 de setembro.