SINDSERM realiza ato simbólico na Escola Municipal do Parque Itararé em defesa da diversidade étnica, cultural e racial

Cabelo não é fardamento, minha identidade não precisa de julgamento!

Em defesa da liberdade de cada criança poder frequentar o espaço escolar expondo e afirmando sua identidade, o Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM) realizou na manhã desta quarta-feira (29) um ato simbólico em frente à Escola Municipal do Parque Itararé, zona sudeste de Teresina. Foram entregues tranças vermelhas para estudantes na entrada da escola, que foram bem recebidas pelos(as) alunos(as), sendo que muitos(as) adornaram seus cabelos em solidariedade à criança que teria sido impedida de entrar na escola por uma espécie de “exigência regimental”.

A motivação veio após a repercussão de acusações da família de uma aluna a respeito de um caso de constrangimento à filha, pelo fato de a mesma estar usando uma trança vermelha no cabelo (a fotografia foi divulgada amplamente nas redes sociais).

Conforme a denúncia e postagens em redes sociais, foi solicitado que a menina retirasse a trança pois a mesma não seria adequada e descaracterizava o fardamento escolar.

Durante a visita na Escola, o SINDSERM conversou com professoras(es) e também com a direção que negou as acusações. Ao pedir uma cópia do regimento interno que explica os protocolos de fardamento, a direção se negou a entregar para o SINDSERM. Ainda na tarde de ontem a Assessoria Jurídica do sindicato solicitou oficialmente o documento com base na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e acompanhará o caso de perto, de maneira que essa tradicional escola municipal não seja prejudicada por nenhum retrocesso como o que foi denunciado.

Por meio do Setorial de Negras e Negros do Coletivo de Gênero e Classe do SINDSERM, foi sugerido para professoras(es) e direção da escola que seja marcada uma data para realização de um curso de formação sobre “O que é racismo?”. Até lá, o setorial seguirá acompanhando o caso e no dia 5 de setembro, a partir das 18h, será realizada uma reunião aberta para toda a categoria onde será traçado plano estratégico para combate ao racismo na categoria e na sociedade.