Grupos debatem propostas para Plenária Final e analisam resoluções enviadas ao V CONSERM

O segundo dia do V Congresso dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (CONSERM) realizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERM) no Atlantic City começou com os debates em grupos com os seguintes temas: Planos de Cargos, Carreiras e Salários, Instituto de Previdência, Saúde e Assistência Social (IPMT), Criminalização dos Movimentos Sociais e SINDSERM no Combate às Opressões.

Dentre as propostas debatidas pela categoria, no grupo sobre Planos de Cargos, Carreiras e Salários as(os) servidoras(es) indagaram sobre a redução de carga horária, quantidade de dias e burocracias acerca da perícia médica imposta pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teresina (IPMT), Gratificação de Incentivo à Docência (GID), questões da Gratificação Especial de Zona Rural (GEZOR) e Mudanças de Níveis.

Além disso, nas pautas acerca do IPMT foram ressaltadas os problemas na administração indireta, onde foi feita a leitura do regulamento do Plano de Saúde Especial dos Servidores do Município de Teresina (PLAMTE) foram tratados sobre o fim do Fator Moderador, criação de um conselho de usuários que atuaria como organismo dentro do IPMT e foram colocadas propostas que reivindicam alterações em artigos que regulamentam o plano, bem como a facilitação do acesso aos que utilizam o PLAMTE.

Na mesa sobre Criminalização dos Movimentos Sociais, o grupo defendeu a participação ativa de servidoras(es) na construção dos movimentos sociais de todos os setoriais da categoria, como no caso dos LGBTQI, além do fortalecimento das causas e lutas da classe trabalhadora.

Por fim, no grupo sobre Combate às Opressões foram reforçados o combate à violência contra mulheres, a comunidade LGBTQI, onde as propostas foram debatidas a partir da criação de campanhas com objetivo de conscientizar a categoria acerca de datas de lutas e do que deve ser combatido nelas, além da possibilidade de estabelecer cotas para as mulheres na direção da entidade sindical como uma forma de garantir e valorizar o setor para que ocupem os espaços de lutas. Foram debatidas outras propostas como criação de creches nos espaços e atividades propostas pelo sindicato e para finalizar, as(os) servidoras(es) discutiram acerca do papel dos guardas municipais que muitas vezes agem contra a população negra e periférica, sendo que seu papel constitucional é de segurança patrimonial.

Todas as propostas e resoluções discutidas entre a categoria serão colocadas em Plenária Final do Congresso amanhã, dia 4, a partir das 9h30. Na tarde de hoje ainda ocorrerão mais quatro grupos com outros temas.