Projeto do SINDSERM celebra cultura negra nesta sexta-feira (09) com entrada gratuita

O Sindicato dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Municipais de Teresina (SINDSERM) realiza mais uma edição do projeto cultural LaborArthe. O evento acontece nesta sexta-feira (09), a partir das 20h, e celebra a cultura negra em alusão ao mês da consciência negra. Estão confirmadas como atrações da noite o grupo de hip hop Reação do Gueto, o artista Marco Gabriel e o grupo Exporta Samba. Haverá também uma oficina de turbantes e ainda apresentações de break dance.

O grupo Reação do Gueto surgiu em agosto de 2009 na grande Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina, com o propósito de relatar o cotidiano e a realidade das periferias, bem como denunciar o descaso por parte das autoridades em relação à exclusão em que se encontram os moradores dessas regiões.

O Reação é composto por Lucas, Dodoca (Dorneles), Xuxão (Rondinele) e Xinxar (Ricardo). As letras, de acordo com o grupo, tratam de temas como drogas, crime, política, e tentam alertar a comunidade para as armadilhas do sistema que se utiliza da ideologia para se manter no poder. Com o passar do tempo o grupo utilizou a denominação Família RG, referindo-se às pessoas que se uniram ideologicamente ao grupo, expressando suas ideias de várias maneiras.

Já o rapper maranhense Marco Gabriel traz a profundidade das letras e a mensagem de resistência do movimento hip hop. Ele se estabeleceu em Teresina e tem se dedicado a aperfeiçoar as rimas e a mensagem que quer passar. Já foram 3 EP’s lançados, todos com grande aceitação do público. Juntamente com o grupo Reação do Gueto ele tem participado de atividades em Teresina e se tornado referência local.

Com referência em nomes do Nordeste, como Clã Nordestino e Gira Vermelha, as músicas frequentemente trazem à tona os problemas estruturais da sociedade, em destaque, o racismo. O último EP Escrito nas profundezas do poço” possui 4 músicas, todas escritas durante um momento pessoal e importante na evolução artística do rapper.

E tocando em Teresina desde a década de 1990, o Exporta Samba é formado por cinco componentes: Negrito (cavaquinho), Markinhos (violão), Pimpa (no rebolo), Paizim (pandeiro) e Dilson (tantan). A reunião de bambas celebra o ritmo reconhecido nacionalmente e que também atrai o público teresinense.

A artista Artenildes Soares é quem vai facilitar a oficina de turbantes. Despertar o olhar para a estética negra, valorização da beleza, autoestima e ancestralidade são objetivos da atividade. No LaborArthe também tem um espaço reservado para as crianças que acompanham os familiares no evento.

O projeto cultural LaborArthe é realizado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer do SINDSERM uma vez por mês, sempre na primeira sexta-feira. O objetivo é valorizar iniciativas culturais locais e apresentações nas áreas de música, teatro, dança, literatura, dentre outras. O espaço também é reservado para despertar debates sobre as principais lutas dos trabalhadores através da arte.

As apresentações acontecem no estacionamento em frente à sede do SINDSERM que fica localizado na rua Quintino Bocaiúva, nº 446, centro-norte.