Projeto Cultural LaborArthe terá samba, cultura afro-brasileira e confraternização na última edição do ano

O projeto cultural LaborArthe chega a sua última edição de 2018 formando uma grande roda de samba e atrações que vão preparar os participantes para o período que antecipa as lutas do próximo ano. O evento acontece nessa sexta-feira, dia 07, e contará com apresentações do Grupo Sambatom, do Afoxá e ainda uma oficina natalina para as crianças. Na oportunidade, a Coordenação de Aposentadas(os) do Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDERM), entidade que promove o evento, irá fazer uma confraternização com seus membros.

O Grupo Sambatom é formado somente por mulheres que levantam a bandeira do samba. Kaká Silveira, Fernanda Camelo, Virna Lisi e Alê Pinheiro apresentam ritmo e musicalidade e também cantam e encantam. O repertório é diversificado e contempla desde clássicos do samba nacional até hits das novas gerações.

E a cultura afro é a pegada do Grupo de Cultura Afoxá, criado em 1996, no bairro Angelim I, Periferia Sul de Teresina. O Afoxá tem dedicado pesquisas sobre cultura afro-brasileira relacionadas com o objetivo de divulgar seus valores colaborando com as juventudes, com produções culturais, na promoção e divulgação de políticas afirmativas e de combate ao racismo, além de incentivos à autoestima da comunidade Piauiense. Para isso, o grupo utiliza da realização de oficinas de dança, pintura em tecido, bijuterias, assim como palestras e produção de eventos como meio de atuação.

O projeto cultural LaborArthe é realizado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer do SINDSERM uma vez por mês, sempre na primeira sexta-feira. O objetivo é valorizar iniciativas culturais locais e apresentações nas áreas de música, teatro, dança, literatura, dentre outras. O espaço também é reservado para despertar debates sobre as principais lutas dos trabalhadores através da arte.

As apresentações acontecem no estacionamento em frente à sede do SINDSERM que fica localizado na rua Quintino Bocaiúva, nº 446, centro-norte.