Destaque Notícias

Cine Debate do SINDSERM apresenta filme Tatuagem e convida público a refletir sobre diversidade e liberdade

Lançado em 2013 e dirigido por Hilton Lacerda, o filme “Tatuagem” apresenta uma temática sobre amor, diversidade e liberdade. Do gênero drama, o filme conta a história de Clécio Wanderley, líder de um grupo teatral chamado Chão de Estrelas, que provoca a moral e os bons costumes em meio à ditadura militar no auge dos anos de 1970 no Brasil. O longa será exibido em sessão gratuita no Sindicato dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Municipais de Teresina (SINDSERM) na sexta-feira, 13, a partir das 18h durante o Cine Debate.

A atividade é organizada com o intuito de ser extensão do projeto cultural Laborarthe, realizado mensalmente pelo SINDSERM envolvendo apresentações musicais, de dança, teatro, poesia e outras expressões abertas ao público. Um dos objetivos é também usar o cinema como forma de integração e promoção de debates sobre arte, cultura, sociedade e política. Após a exibição haverá roda de conversa sobre o filme.

Tatuagem está na posição de 73º melhor filme brasileiro de todos os tempos segundo livro lançado em 2016 pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema(Abraccine). Inspirado em várias histórias e pessoas reais, o líder do grupo teatral Chão de Estrelas é baseado no teatrólogo argentino Túlio Carella, radicado no Recife durante os anos 1960. A própria companhia de teatro representa a experiência real da trupe anárquica Vivencial, que existiu na segunda metade da década de 1970.

O filme foi dirigido por Hilton Lacerda e conta com atuações como as de Irandhir Santos e Jesuíta Barbosa. Política, relações humanas, preconceitos e resistência são alguns pontos de reflexão propostos. Temáticas atuais diante do momento de ameaças ao cinema e às artes em geral por meio da censura, perseguição e constantes demonstrações de ódio que cercam a rotina do povo brasileiro.

O Cine Debate começará às 18h na sede do SINDSERM Teresina, na rua Quintino Bocaiúva, 446, centro norte. O evento terá entrada franca e a classificação indicativa do filme é de 16 anos.