40%, já! Cuidar de quem cuida – Insalubridade e Periculosidade, melhores condições de trabalho e EPIs de qualidade para todas(os) profissionais de saúde e serviços essenciais

Convocado em Teresina pelo Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais (SINDSERM), Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (Senatepi) e pelo coletivo sindical e popular Travessia, um ato público foi realizado na manhã desta terça-feira (12) na capital do estado, a exemplo de outros que também estão ocorrendo em várias cidades do país.

O ato foi em frente ao Hospital de Urgências de Teresina (HUT), com a presença de representantes das entidades e categorias, onde foram demarcados locais de distanciamento e dadas orientações de proteção durante toda a manifestação.

Uma das pautas mais urgentes defendidas pelo movimento foi a defesa do adicional de 40% em Insalubridade e Periculosidade de forma ampla para todas(os) as(os) trabalhadoras(es) dos serviços essenciais, sem exclusão de nenhuma categoria. São constantes as denúncias sobre a má qualidade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e as categorias exigem do prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) e do governador Wellington Dias (PT), políticas urgentes para repasse de todos os EPIs necessários para prevenir mais contaminações e mortes.

Foi um protesto silencioso em honra aos mais de 11 mil mortos pela Covid-19. Um ato de repúdio diante da negligência de governos e ganância dos patrões contra a classe trabalhadora.

– Exigir os 40% já, em Insalubridade e Periculosidade para todas(os) que atuam em serviços essenciais e EPIs de boa qualidade;

– Que políticos, governos e patrões parem de incentivar o fim do distanciamento social;

– Também lembrar o Dia Internacional da Enfermagem, celebrado nesta data. E o dia das(os) Assistentes Sociais em 15 de maio;

– Destacar que os movimentos prestam homenagens aos milhares de mortos pela Covid-19.