SINDSERM realiza ato público em defesa do Direito à Saúde em frente ao IPMT nesta quinta-feira, 12

Membros(as) da Direção Colegiada do SINDSERM e servidores(as) públicos(as) municipais de Teresina em Assembleia Geral no dia 06 de novembro aprovaram um ato público em frente ao prédio do Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT) para esta quinta-feira, 12, às 8h. O ato em defesa do Direito à Saúde é uma resposta contra o cancelamento do plano de assistência à saúde de servidores(as) da capital.

O ato é também contra as ações da gestão de Firmino Filho (PSDB) que continua zerando contracheques dos(as) servidores(as) municipais em Greve da Educação Municipal iniciada no dia 10 de março de 2020. Além de descontos de faltas ilegais em 78 profissionais da rede municipal de ensino, cinco professoras tiveram suas assistências à saúde canceladas, sendo esta uma forma de perseguição aos servidores(as) que permanecem na legalidade da greve.

A categoria espera uma resposta do prefeito desde o protocolo da Pauta de Reivindicações no dia 13 de janeiro deste ano. O ato público tem como objetivo exigir uma negociação com o órgão sobre o cancelamento das assistências. Também será uma exigência que o gestor volte a repassar à Previdência os 20% referentes a contribuição do empregador, para que não inviabilize o pagamento das aposentadorias do regime próprio. Além dos investimentos do Fundo de Pensão dos Servidores(as) e Pensionistas, assim como a remuneração para consultores(as) que orientam sobre os investimentos.

Após o constrangimento das cinco professoras em hospitais e clínicas da capital e que tiveram que recorrer a entidade sindical para garantir o seu direito, a Diretoria do SINDSERM informa que irá registrar Boletins de Ocorrência caso o atendimento à saúde seja negado.

O ato de quinta-feira seguirá as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) respeitando o distanciamento social e o uso obrigatório da máscara.