Secretários não comparecem em reunião marcada com SINDSERM para negociação

Nesta quarta-feira (20) membros da Direção Colegiada e representantes da base do Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM) compareceram à sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) onde, infelizmente, uma atitude desrespeitosa aconteceu após algumas reuniões propostas para negociação de direitos da categoria. Confirmados anteriormente de suas presenças, os secretários Nouga Cardoso (Educação) e Robert Rios (vice-prefeito/secretário de finanças) não compareceram ao encontro.

Acompanhando a Direção do SINDSERM, uma comissão de negociação composta por professoras eleitas em Assembleia Geral estiveram no local e registraram as ausências. Até então nenhuma contraproposta foi apresentada em nome das secretarias da Prefeitura de Teresina sobre os retroativos do piso, devolução de descontos ilegais em contracheques de servidoras(es), pagamento do abono e concessão dos 30 dias constitucionais de férias do magistério, dentre outras questões urgentes das quais os gestores assumiram compromissos públicos de resolução.

A Greve da Educação Municipal que durou 300 dias foi suspensa. A Direção Colegiada do SINDSERM aguarda as comunicações oficiais por parte dos gestores, mas reitera que diante da atual situação a categoria discutirá em Assembleia Geral os procedimentos que serão adotados e os próximos passos da luta que envolve os direitos e a defesa da vida.

No próximo dia 30 de janeiro o Conselho de Representantes de Base será convocado para elaborar o planejamento estratégico do SINDSERM para o ano de 2021. Dentro da programação haverá a discussão sobre a luta contra os ataques recentes direcionados a servidoras(es) da saúde e da educação promovidos pela gestão do prefeito Dr. Pessoa.