Projeto cultural Laborarthe no domingo (03/10) terá o melhor do reggae com Alma Roots, a performance Bixanikas e a poesia de Alex Sampaio

Domingo, 03 de outubro, tem edição do projeto cultural Laborarthe em formato de live. A transmissão começa às 16h no Facebook e no canal no Youtube do Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM Teresina). As atrações serão a banda Alma Roots, a performance Bixanikas e o escritor Alex Sampaio.

A elegância do Cavalo Piancó, funks pocotós/proibidões, o pagode do Mimbó, cultura drag, sambas, danças, ballroom vogue, palhaçaria, bufonoria, marchinhas, burlesco, raps e bossas pretas tecem os elos das Bixanikas. É uma trupe de truques, closes e corres ilimitados contra o patriarcado. Trata-se de um grupo cênico-musical formado pela multiartista Negro Val, o artista cênico Paulo Gomes e a jornartista Vicente de Paula (Vince Vicentina) que apresentam e encenam peripécias queer embaladas por trilhas autorais e hackeadas que agitam curações, nas palavras do grupo.

O escritor Alex Sampaio Nunes é graduado em Direito (UFPI, 2012), pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho (2013), pós-graduado em prevenção e posvenção do suicídio (2021). Atualmente é servidor público federal, Conselheiro municipal de cultura (mandato de 2020 a 2022) e autor do livro “Ressuscito na cidade suicida”.

A música será por conta da banda Alma Roots – Alma: Espírito – Root’s: Raízes. Nascida em meados de 2014, a banda leva uma sonoridade simples com letras fortes e uma energia incomparável no palco, com muita verdade envolvida em suas mensagens. Vencedora de vários festivais no Piauí e fora do estado, a banda se destaca hoje como uma das bandas mais influentes no cenário Reggae local, regional e até nacional. Durante todo o período de pandemia a banda investiu em gravações audiovisuais e na gravação do primeiro DVD Acústico que será lançado em 2022 chamado “ACREDITE”, sendo o primeiro DVD do Brasil gravado em dois estados ao mesmo tempo, na croa do Rio entre Piauí e Maranhão, com 4 participações nacionais.

O projeto cultural Laborarthe, realizado pela diretoria de Cultura, Esportes e Lazer do SINDSERM Teresina, tem o objetivo de expor diversas tradições e manifestações culturais locais e regionais, além de incentivar debates acerca de assuntos do funcionalismo municipal. O projeto continua em formato de lives quinzenais aos domingos.