Música, dança, performance, cartoon e a potência da negritude no palco virtual do Laborarthe neste domingo (28)

A edição deste domingo (28) do projeto cultural Laborarthe reunirá o grupo Reação do Gueto, Dino Alves, Afrostyle, Wanlenyo Gluno e Tércia Maria. As apresentações serão ao vivo, a partir das 16h, com transmissão pelo Youtube e Facebook, organizada pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer do Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM).

Reação do Gueto é um grupo de Rap de Teresina, do extremo norte da capital formado por Doka, Lucas, Karyne, Zero, iniciado em 2009, e está na ativa até então. Já produziram três álbuns, alguns vídeos clipes, documentários e atividades anuais. Sempre com o objetivo de passar a mensagem e denunciar as mazelas do sistema como, racismo, preconceito, machismos, homofobia e quaisquer outro tipo de opressão, o grupo vem trazer seu novo repertório que traz um show coerente e com energia vital.

Natural de Brasília mas piauiense de vida, Dino Alves já deixou seu traço em páginas de veículos impressos do Piauí e de outros estados como O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, na TV Cultura e Rede Globo. Dino já realizou dezenas de exposições e é idealizador do Piauí Cartoon. Outra grande obra de sua autoria é o mural do estádio do Morumbi “os maiores ídolos de todos os tempos”.

A dupla Junior Jammyz e Alice Wonder, com o convidado DJ Shadai, trarão um show performático com mistura de Rap, Trap, Reggae e Dança, o AfroStyle. No caso específico do show será apresentado traços de puro talento em performances que ganham um poder atrativo do público presente, seja pela força e conotação das letras e poesias rimadas faladas ou declamadas, ou pelo poder do HIP HOP, as músicas que retratam como um todo a realidade de Teresina, da nossa zona sul, em seus melhores aspectos, colocando em cheque a potência e fervor da música piauiense. Ainda conta com o resgate da dança de origem africana que atualmente roda pelo mundo.

Com suas performances teatrais carregadas de força e ancestralidade, Tercia Maria, é uma atriz que, em Teresina, compõe a Trupe de Mulheres Esperança Garcia. Através de sua arte, Tercia resgata, em suas atuações, a luta por democratização do teatro, os direitos das mulheres e histórias que educam.

O músico, artista visual e skatista Wanlenyo Gluno, que lançou o EP “Natureza em Transe”, apresenta um trabalho com pegada eclética, cheia de espontaneidade e versatilidade. O artista nasceu em Teresina-PI, é skatista há 18 anos e já participou de eventos em todo o país representando o Piauí, além disso tem formação técnica em música e já apresentou os clássicos da MPB em voz e violão no projeto cultural Laborarthe.