Entidades sindicais municipais do Piauí realizam encontro em defesa da Educação e da Valorização do magistério nos dias 06 e 07 de fevereiro; Sindicatos de 58 municípios já confirmaram presença

Nos próximos dias 06 e 07 de fevereiro será realizado o I Encontro de Entidades Sindicais Municipais em Defesa da Educação e da Valorização do Magistério – I EESMDEVM PI, contando com a participação de representantes de 58 municípios. O evento será realizado de forma presencial em Teresina.

A programação do domingo (06) terá exposições com os temas: “Conjuntura Nacional e Previdência pós-Reformas”, e ainda sobre “Rateio das sobras /Superávit FUNDEB 2021 e Precatório do FUNDEF”. As mesas serão realizadas no turno da manhã.

Já no turno da tarde, haverá exposição sobre o tema “Lei 11738/2008, novo FUNDEB e Piso do Magistério (33,23%)”. As entidades irão organizar as intervenções e lutas para os municípios do Piauí com a intenção de criar uma organização permanente. No primeiro dia, as atividades acontecerão no Ginásio de Esportes do Colégio CPI, na Rua Arêa Leão, nº 410, centro de Teresina.

Na segunda-feira (07), haverá manifestação em defesa da educação e pela valorização do Magistério, exigindo a aplicação do percentual de 33,23%, conforme prevê a legislação federal sobre o piso do magistério para 2022. A concentração será na Praça da Bandeira, centro, às 9h30.

O evento se soma, em Teresina, à greve da educação municipal, aprovada para iniciar no dia 07 de fevereiro, seguindo deliberação da Assembleia Geral do Sindicato dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Municipais de Teresina (SINDSERM).

“Mesmo com a determinação da Lei 11738/2008, acerca do reajuste de 33,23% no Piso do Magistério, alguns municípios, como Teresina, por exemplo, ainda não garantiram aos profissionais da educação esse direito previsto na legislação. A Confederação Nacional do Municípios (CNM) chegou ao absurdo de orientar a desobediência. Felizmente, vários prefeitos no Piauí já cumpriram o reajuste da legislação federal, vigente desde o fia 1º de janeiro de 2022.  Se os prefeitos se organizam na APPM, nós também organizaremos os sindicatos municipais para responder a estes ataques aos nossos direitos”, comenta Sinésio Soares, da Coordenação Geral do SINDSERM Teresina.