Profissionais do Magistério de Teresina seguem em Greve por tempo indeterminado e mostram caminho para a categoria; Assembleia Geral acontece nesta quinta-feira (10)

O Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM) confirma o anúncio que já tinha sido realizado desde o ano de 2021, sobre a Greve da Educação Municipal que iniciou nesta segunda-feira, 07 de fevereiro. Conforme prevê a legislação, foi protocolado ofício informando aos gestores no dia 03 de fevereiro, após nenhuma resposta ser dada para a categoria acerca de suas reivindicações. A educação mostra o caminho para a categoria que se reunirá em Assembleia Geral na quinta-feira, dia 10, às 8h, no Teatro de Arena.

As atividades da Greve do Magistério começaram através de Assembleia Setorial na segunda-feira (07). Mais de mil profissionais marcaram presença. As(os) profissionais lutam pelo percentual de 33,23%, conforme prevê a legislação federal sobre o piso do magistério para 2022.

A entidade sindical, junto dos profissionais do Magistério, também denunciam e exigem o cumprimento da Emenda Constitucional (EC) nº 108 que trata do rateio das sobras da subvinculação de 70% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) relativo a 2021. O prefeito de Teresina, José Pessoa (MDB), tem o prazo até 30 de abril para executar ou poderá responder administrativa, civil e penalmente.

Além disso, servidoras(es) seguem reivindicando pela revisão anual de salários relativos desde 2017, para toda a categoria, como determina o artigo 37 da Constituição Federal, promoções e progressões para todas(os) obedecendo o calendário.

Após a Assembleia Geral, uma manifestação acontecerá na quinta-feira, dia 10, com a presença de servidoras(es) de todos os setores da categoria. A Greve na educação municipal de Teresina continua por tempo indeterminado mantendo as reivindicações e reiterando que nenhuma atividade nas escolas será realizada, seja de forma online ou presencial.