SINDSERM Teresina participa de eventos do Comitê Piauí da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação

A Diretoria Colegiada do SINDSERM Teresina participou dos eventos alusivos à Campanha Nacional Pelo Direito à Educação realizados pelo Comitê do Piauí. Esteve presente o professor Daniel Cara, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com a aula magna “A Educação Brasileira na contemporaneidade: desafios e perspectivas”.

O evento contou com outras palestras e também a inauguração do Espaço de Convivência “Osmarina Moura” no prédio do Programa da Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O convite foi extensivo à movimentos e entidades sociais, populares, acadêmicas e sindicais do Piauí. A Campanha Nacional pelo Direito à Educação surgiu em 1999, impulsionada por um conjunto de organizações da sociedade civil que participaria da Cúpula Mundial de Educação em Dakar (Senegal), no ano 2000, tendo como missão a tarefa de atuar pela efetivação e ampliação das políticas educacionais para que todas as pessoas tenham garantido seu direito a uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica e de qualidade no Brasil.

A articulação é considerada uma das mais amplas e plurais no campo da educação no Brasil, constituindo-se como uma rede que articula centenas de grupos e entidades distribuídas por todo o país, incluindo comunidades escolares; movimentos sociais; sindicatos; organizações não-governamentais nacionais e internacionais; grupos universitários, estudantis, juvenis e comunitários.

O encontro no Piauí promoveu uma análise de conjuntura no sentido de construir coletivamente um painel sobre a situação da educação no Piauí, definindo as prioridades de ação conjunta dos movimentos sociais, sindicais e populares na luta pelo direito à educação no estado.