Participe: Cine Debate promove discussão sobre o Dia da Infâmia Municipal

Confira a sinopse do curta documentário.

SINOPSE: Em 11 de abril de 2002, servidoras(es) públicas(os) municipais de Teresina – Piauí foram violentamente reprimidas(os) com uso de força e do aparato policial a serviço do estado. Tudo aconteceu em frente à sede da Câmara Municipal que ficava situada no centro da capital piauiense. As(os) trabalhadoras(es) realizavam uma greve reivindicando reajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho. Passados 21 anos, o Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM Teresina) reuniu depoimentos de testemunhas, registros históricos e pesquisa de informações, por meio da entidade sindical, para relembrar a data. Os relatos descrevem que policiais, comandados pelo então secretário de segurança Xavier Neto, o governador do período que era Hugo Napoleão, a mando também do então prefeito Firmino Filho e do presidente da Câmara Municipal, à época, Fernando Said, autorizaram os ataques que culminaram em um dos episódios mais revoltantes da história do movimento sindical em Teresina. A história também comprova a força da classe trabalhadora em permanecer na luta por direitos.