SINDSERM – SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE TERESINA

História

Fundado no ano de 1989, o Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM) surgiu no cenário da capital com a missão de organizar esta categoria para as lutas por seus direitos, contra as opressões de gestores municipais que atacam e atacaram as(os) trabalhadoras(es). Ao longo do tempo, o SINDSERM foi se fortalecendo como uma das referências de lutas para os movimentos sindicais, populares e estudantis de Teresina e de todo o Piauí.

Com quase 30 anos de experiência e tendo à frente vários modelos de gestão, o SINDSERM já protagonizou importantes lutas dando exemplo de combatividade na defesa dos direitos das(os) servidoras(es). A categoria organizada sempre mostrou que não aceita aquelas(es) que ameaçam os direitos, querem precarizar o trabalho, privatizar e terceirizar o serviço público. Com a força da organização sindical, o empresariado sedento por enriquecer às custas da classe trabalhadora, encontra no SINDSERM uma forte oposição.

Sem o protagonismo da base, lutas como a forte presença do SINDSERM nos movimentos #contraoaumento de passagens de ônibus na capital, reajustes salariais como os 51% conquistados pelo magistério entre os anos de 2011 e 2014, as convocações de servidoras(es) por meio de concurso público quando a gestão municipal não dava as respostas necessárias, a batalha pela ampliação da democracia dentro dos espaços de trabalho, são exemplos da prática sindical tão fundamentais para o êxito das lutas.

Greves históricas foram realizadas ao longo dos anos dando resposta quando o executivo municipal e o poder legislativo apresentaram propostas contrárias aos interesses e necessidades das(os) servidoras(es) públicas(os) municipais. As ações diretas nas mobilizações foram se desenhando com manifestações nas principais ruas de Teresina, ocupações de prédios públicos, acampamentos e assembleias da categoria.

O SINDSERM é a entidade que representa as mulheres e homens que formam o serviço público municipal e dispõe sua força de trabalho para ofertar serviços das mais variadas naturezas para a população teresinense. Dessa forma, é necessário a união cada vez mais forte de todas(os) as(os) filiadas(os) e companheiras(os) que acreditam na luta como a saída para a liberdade da classe trabalhadora.

Organizar, lutar, resistir e conquistar as vitórias necessárias!

Diretoria TRIÊNIO 2020-2023 – Gestão: PRA LUTA CONTINUAR

COORDENAÇÃO GERAL