8 de março: Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras

Neste 8 de março, relembrando a memória das mulheres que construíram, ao longo da história, as lutas que deram origem ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, o Setorial de Mulheres do Coletivo de Gênero e Classe do SINDSERM Teresina esteve em uma atividade em conjunto com trabalhadoras do Aterro Sanitário de Teresina, na zona sul.

Também participaram ativistas que fortalecem o movimento popular em toda a cidade, homens e mulheres que estão presentes nas lutas de diversas frentes. A roda de conversa foi sensibilizada com a apresentação e diálogo das mulheres sobre suas lutas individuais e coletivas. O objetivo foi fortalecer e encorajar todas as lutadoras e lutadores presentes. Mais que um dia de festa ou celebração, marcamos a importância da luta feminista e das trabalhadoras.

Na casa de Dona Maria, falamos sobre o combate ao machismo, sexismo, misoginia, racismo, patriarcado e as opressões que sustentam o sistema capitalista e contribuem nos índices de morte de mulheres e feminicídios registrados, infelizmente, todos os dias.

Só a Luta Muda a Vida! Nosso agradecimento às organizadoras pelo acolhimento e estrutura desta manhã na casa de Dona Maria, no Esplanada. Ao Centro de Defesa Ferreira de Sousa, OPA, CORAJE, Museu da Boa Esperança, Caranguejo Tabaiares, ANDES e Ocorre Diário.